PROPOSTA
DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1-
PERFIL DA TURMA
A
turma encontra-se no estágio final do 2º ano, que corresponde ao IV bimestre,
do Ensino Fundamental I. Constitui-se de alunos em idades que variam entre 07 e
10 anos. Apresenta variantes também nos níveis de aprendizagem, contendo
crianças desde a fase silábica até a fase alfabética em relação á
alfabetização.
A
turma no geral se mostra interessada e envolvida com as atividades, com apenas
poucos mais apáticos. Mas em sua maioria, os alunos tem produzido com
eficiência suas atividades, resultando em um bom desempenho no desenvolvimento
do processo de ensino e aprendizagem.
2-
SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
·
Leitura e interpretação de texto;
·
Análise da escrita internauta;
·
Dramatização;
·
Discussão sobre um tema social proposto
pelo texto;
·
Produção de história em quadrinhos;
Postagem
dos trabalhos no blog da turma.
7- SITUAÇÃO
GEOECONÔMICA
A
escola está localizada na Linha B da Rodovia 440, popularmente conhecida como
Km 09. Esta é uma área periférica de Macapá, capital do Estado do Amapá, que,
pela Secretaria de Educação, é considerada uma zona rural. Apesar de sua
localização, a escola atende um contingente considerável de alunos pertencentes
aos bairros do Marabaixo, por falta de vagas nas escolas existentes nestes
bairros para atender este público.
Boa
parte dos moradores desta região tem como meio de subsistência a agricultura
familiar, principalmente os que residem nas linhas afluentes à rodovia. E digno
de nota que a escola atende, em várias destas famílias, os filhos, nos turnos
matutino e vespertino, e os pais e\ou responsáveis, no turno da noite.
7- PROFESSORES:
Analeia
Nascimento
Giselle
de Souza Silva
Goreth
Amaral
Lídia
Sena
Maria
Goreth Monteiro Cardoso
Paulo
Sérgio
Raimunda
Borges
Renata
Brito dos Reis
Telmira
de Souza Furtado
Vanda
Maria Uchôa Cavalcante
5-
IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Prof. Helenise
Walmira Dias dos Santos.
Turma: 211 – 2º ano.
Turno: Manhã.
6-
TÍTULO:
“É um livro”.
A autora Lane Smith escreveu uma
sequência da série “É um livro”. É digno de nota que ela mesma é a ilustradora
do livro, e de vários títulos de outros autores. Recebe também a contribuição
de seu marido na elaboração do roteiro.
7-
ATIVIDADES
PROPOSTAS
v 1º atividade:
·
Leitura e interpretação de texto.
·
Direito de aprendizagem: Interpretar
frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo
professor.
·
Área de conhecimento: Língua Portuguesa.
v 2º atividade
·
Análise da escrita internauta.
·
Direito de aprendizagem: Dominar as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler palavras e textos.
·
Área de conhecimento: Língua portuguesa.
v 3º atividade
·
Dramatização.
·
Direito de aprendizagem: Apreciar e
compreender textos do universo literário, levando-se em conta os fenômenos de
fruição e estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos
sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
·
Área de conhecimento: Artes.
v 4º atividade
·
Discussão da temática: passado e
presente: mudanças tecnológicas.
·
Direitos de aprendizagem: Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
·
Área de conhecimento: História.
v 5º atividade
·
Produção de história em quadrinhos.
·
Direito de aprendizagem: Planejar a
escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros e
planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
·
Área de conhecimento: Língua Portuguesa.
v 6º atividade
·
Postagem em blog.
·
Direito de aprendizagem: Analisar a
adequação de um texto aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se
destina.
·
Área de conhecimento: Geografia
(conteúdo: meio de comunicação).
8-
Situação prática (perspectivas)
O
título “É um livro”, de Lane Smith, além de oportunizar o trabalho com a compreensão
de gêneros literários, por ser uma história que se utiliza de animais para
compor os personagens, pode ser usado também para levar os alunos ao estudo dos
seres vivos e das características dos animais.
9-
Resultados
esperados
As atividades propostas têm como
objetivo a exploração do título de acordo com os direitos de aprendizagem
estabelecidos, trabalhando-os de forma lúdica. Desta forma, espera-se que os
alunos consigam refletir sobre a temática apresentada no enredo, que trata dos
prós e contras nas antigas e nas novas tecnologias.
Esta sequência didática também
servirá como estímulo á oralidade e á criatividade, através das produções
textuais, interações entre os alunos e expressões corporais e artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário