sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Sequência didática: "É um livro". (Lane Smith)


PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1-      PERFIL DA TURMA

A turma encontra-se no estágio final do 2º ano, que corresponde ao IV bimestre, do Ensino Fundamental I. Constitui-se de alunos em idades que variam entre 07 e 10 anos. Apresenta variantes também nos níveis de aprendizagem, contendo crianças desde a fase silábica até a fase alfabética em relação á alfabetização.

A turma no geral se mostra interessada e envolvida com as atividades, com apenas poucos mais apáticos. Mas em sua maioria, os alunos tem produzido com eficiência suas atividades, resultando em um bom desempenho no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

 

2-      SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES

·         Leitura e interpretação de texto;

·         Análise da escrita internauta;

·         Dramatização;

·         Discussão sobre um tema social proposto pelo texto;

·         Produção de história em quadrinhos;

Postagem dos trabalhos no blog da turma.

 

7-     SITUAÇÃO GEOECONÔMICA

A escola está localizada na Linha B da Rodovia 440, popularmente conhecida como Km 09. Esta é uma área periférica de Macapá, capital do Estado do Amapá, que, pela Secretaria de Educação, é considerada uma zona rural. Apesar de sua localização, a escola atende um contingente considerável de alunos pertencentes aos bairros do Marabaixo, por falta de vagas nas escolas existentes nestes bairros para atender este público.

Boa parte dos moradores desta região tem como meio de subsistência a agricultura familiar, principalmente os que residem nas linhas afluentes à rodovia. E digno de nota que a escola atende, em várias destas famílias, os filhos, nos turnos matutino e vespertino, e os pais e\ou responsáveis, no turno da noite.

 

7-     PROFESSORES:

Analeia Nascimento

Giselle de Souza Silva

Goreth Amaral

Lídia Sena

Maria Goreth Monteiro Cardoso

Paulo Sérgio

Raimunda Borges

Renata Brito dos Reis

Telmira de Souza Furtado

Vanda Maria Uchôa Cavalcante

5- IDENTIFICAÇÃO:

            Escola Estadual Prof. Helenise Walmira Dias dos Santos.

            Turma: 211 – 2º ano.

            Turno: Manhã.

 

6- TÍTULO: “É um livro”.

            A autora Lane Smith escreveu uma sequência da série “É um livro”. É digno de nota que ela mesma é a ilustradora do livro, e de vários títulos de outros autores. Recebe também a contribuição de seu marido na elaboração do roteiro.

           

7- ATIVIDADES PROPOSTAS

v  1º atividade:

·          Leitura e interpretação de texto.

·         Direito de aprendizagem: Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor.

·         Área de conhecimento: Língua Portuguesa.

v  2º atividade

·         Análise da escrita internauta.

·         Direito de aprendizagem: Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

·         Área de conhecimento: Língua portuguesa.

v  atividade

·         Dramatização.

·         Direito de aprendizagem: Apreciar e compreender textos do universo literário, levando-se em conta os fenômenos de fruição e estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.

·         Área de conhecimento: Artes.

v  4º atividade

·         Discussão da temática: passado e presente: mudanças tecnológicas.

·         Direitos de aprendizagem: Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.

·         Área de conhecimento: História.

v  5º atividade

·         Produção de história em quadrinhos.

·         Direito de aprendizagem: Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros e planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.

·         Área de conhecimento: Língua Portuguesa.

v  6º atividade

·         Postagem em blog.

·         Direito de aprendizagem: Analisar a adequação de um texto aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.

·         Área de conhecimento: Geografia (conteúdo: meio de comunicação).

 

8- Situação prática (perspectivas)

O título “É um livro”, de Lane Smith, além de oportunizar o trabalho com a compreensão de gêneros literários, por ser uma história que se utiliza de animais para compor os personagens, pode ser usado também para levar os alunos ao estudo dos seres vivos e das características dos animais.

 

9- Resultados esperados

            As atividades propostas têm como objetivo a exploração do título de acordo com os direitos de aprendizagem estabelecidos, trabalhando-os de forma lúdica. Desta forma, espera-se que os alunos consigam refletir sobre a temática apresentada no enredo, que trata dos prós e contras nas antigas e nas novas tecnologias.

            Esta sequência didática também servirá como estímulo á oralidade e á criatividade, através das produções textuais, interações entre os alunos e expressões corporais e artísticas.

           

 

           

           

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário